sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Jornalismo com bom humor


Achei super interessante, além de ser fascinante !!! Alguém se habilita em criar uma liga de super-heróis por aqui !!!


Um grupo de ativistas inusitado, em plena época de fantasia, na cidade mais americana do país do Halloween, Nova York. Um misto de matéria divertida (porque causa estranheza), mas com uma temática no fim das contas bem séria:



“Vestido para o Halloween? Não, para limpar a Times Square” é o título da reportagem que fala sobre ativistas americanos que se conheceram através do MySpace e fundaram o “Superheroes Anonymous” (Super-heróis anônimos).


Eles se autodenominam os super-heróis da vida real e saem pelas ruas (principalmente de Nova York) praticando boas ações.
Os integrantes, literalmente, se vestem como heróis (e parecem estar prontos para o Halloween, embora não chamem o que vestem de fantasia, mas de uniforme):
Vestem capas, misturam roupas extravagantes, além de usarem máscara para preservar suas identidades (também não revelam os nomes reais, eles têm apelidos como Street Hero, Red Justioce, Cleanser, Direction Man). [na foto acima estão, da esq. para a dir., The Super, Street Hero e Cleanser].


O que fazem: cada um tem sua forma de ajudar o próximo.
Uma das “heroínas” é ex-prostituta e anda pelas ruas ajudando da forma que pode prostitutas. Um deles (o Direction Man) guarda mapas no seu colete laranja para ajudar turistas e moradores perdidos. A “Cleanser” cata papéis pelas ruas, vestida a caráter. O “Red Justice” canta em metrôs para encorajar jovens a cederem seus assentos para os mais necessitados.

O líder do grupo é cineasta amador, estuda em Columbia e está produzindo um documentário com os “super-heróis”. Ele disse que luta contra o pior dos crimes: a apatia.

Já outro deles, o The Super, disse que resolveu mudar de atitude quando quase perdeu um amigo que caiu de um andaime: “Eu falei para mim mesmo: se eu tiver que esperar pelo prefeito da cidade para consertar tudo o que há de errado e perigoso na cidade, isso nunca vai acabar”.
O The Super falou que é muito zombado, além de já ter sido alvo de ovos, pedras e até mesmo de um pedaço de carne congelada.


E termina a matéria dizendo: “Não tenho muitos amigos. Muitos super-heróis estão tropeçando pelo caminho. E parte disto faz você definitivamente se sentir isolado, porque ninguém te compreende".

Nenhum comentário: